Normal e Patológico

A nossa personalidade poderá ser normal ou patológica.... e às vezes a normal é bem mais complicada de perceber que a patológica. Procuramos que tudo seja perfeito e que o Mundo não tenha falhas quando todos os dias vimos os seus buracos e imperfeições.

A Personalidade patológica vive num mundo à parte, sofredor por vezes, mas também protegido da violência que nos rodeia, da política, da fome e da morte de inocentes por causas de causa nenhuma!!!!!

Jean Bergeret desenhou bem as fronteiras entre o neuroticismo e o psicoticismo, e no meio? O meio está reservado para os aestruturados… coitados, nem carne nem peixe!!!

E os traços da nossa personalidade? Esses são mais que às mães e são estudados faz um tempão; e Freud deu-lhe um empurrão enorme!!!!

Agora perguntas tu Blog, porque estás a escrever sobre isto? Nem eu sei muito bem, mas na verdade porque o estigma da doença mental é grande mas perceber o seu mundo é fascinante. Só percebendo a diferença e aceita-la é que nos faz ser Seres mais íntegros e adaptados, por isso deixem de chamar aos indivíduos portadores de doença mental como inadaptados, porque na verdade do seu ponto de vista a nossa adaptação também poderá não ser das melhores, depende como se vê as coisas.

A imagem que vos mostro é a de retratos de gatos pintados na progressão da Psicose, aqui se vê como a realidade começa a ficar desfragmentada à medida que a doença se apodera do indivíduo, aqui se vê o sofrimento do mesmo!!!!

Por isso fica aqui o recado, já basta a solidão que a doença concede, não é preciso descriminar mais nem fingir que nada se passa e que não somos parte envolvida…. Interessa-nos sim senhor e podemos fazer muito por estes indivíduos, nem que seja um sorriso nem que seja compreender que há um mundo paralelo ao nosso e que também pode ter a sua beleza… depende da forma como o olhamos e o recebemos, depende da coragem que temos de matar o preconceito e não ter vergonha de olhar nos olhos daquela pessoa que sendo da minha espécie é diferente, com uma sensibilidade especial, um Humano como eu.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin