É proibido perder



Do Irão não vêm só notícias más de loucos ditadores que pretendem relançar o pânico nuclear, do Irão chegam-nos também diamantes do mundo cinéfilo. Kandahar é um filme que nos faz pensar. Esta é uma história composta por meia verdade e por meia ficção…, Nafas é uma jornalista afegã exilada no Canadá que decidi voltar ao Afeganistão talibã quando recebe a noticia que a sua irmã mais nova se decide suicidar no dia do último eclipse do milénio.

Filmado em grande parte em solo Iraniano, Kandahar foi secretamente também rodado em pleno deserto afegão contra as ordens dos talibãs. Filmado em 2001 pelo realizador iraniano Mohsen Makhmalbaf , foi premiado em Cannes e recebeu igualmente o prémio Federico Fellini pela Unesco em 2001.

Passou despercebido? Passou sim senhor, até aos acontecimentos do 11 de Setembro, após essa data Kandhar ganhou novo fôlego e foi projectado por todo o Mundo (e ainda bem).

Kandhar mostra-nos a brutalidade humana e a forma como a mulher ainda é tratada em alguns países.

Estava dificil para chegar em formato DVD e depois de muito procurar tive acesso a Kandhar.
Agora já não há pretexto de não ver este filme fantástico que comprova que o Irão também tem coisas muito boas. Daqui tiro o meu chapeu a Mohsen Makhmalbaf por esta obra de arte!

23 comentários:

Belzebu disse...

Então porque é que o Irão não teria coisas boas para dar ao mundo? Até nós que somos uns desmiolados, fomos capazes de dar um Eusébio!

eheh!! Aquele abraço infernal!

Hindy disse...

Vou procurar ver!

Adoro... amo ALABINA! Mais um ponto em comum! ;o)

Beijinho hindyado

Sara MM disse...

Fico à espera que saia "num clube de vídeo perto de mim", já sabes... :oP

ah! e já vi O Perfume!! adorei! realmente foi o único filme que não me desiludiu depois do livro...
(se calhar tb conta já ter lido o livvro há 12 anos!!!???)

Bjss

Ka disse...

As coisas que tu nos mostras mochito!!!

Fico curiosa e vou passar no meu club de vídeo este fds para ver se já por lá anda.

Beijoca e um excelente dia

Leonor disse...

ok. vou estar atenta.gosto destas sugestoes.
beijinhos

irneh disse...

Vou tentar ver. Se dizes que é bom, deve ser.

Beijinhos

C Valente disse...

Boa noite, vou tentar ver
Saudações amigas

Sérgio Pontes disse...

Deve ser muito bom! Quero ver se oportunamente o vejo!

Abraço

catarina disse...

se o que é bom faz mal porque é que o que parece mau não pode te facetas boas? :)

Bjtos

Isabel Filipe disse...

Obrigada pela sugestão ... não deixarei de ver ... tudo o que se passa no médio oriente me interesse e revolta-me que ainda hoje haja mulheres que sejam tratadas do modo como por lá acontece
__________

já aqui não vinha há pelo menos 2 semanas (estive de férias) ...
que aconteceu ao layout do teu Blog? ... é uma nova escolha??? ...hummmm .... não me parece ...

beijinhos e bom fim de semana

turbolenta disse...

Apavora-me só de pensar em toda a repressão e injustiças a que as mulheres são sujeitas naquela zona do mundo.E ainda mais impressionada fiquei quando um amigo que veio recentemente de uma missão no Afeganistão nos fez um retrato fiel da vivência naquele país.
Recentemente , num corredor do Odivelas Parque, ia eu muito distraída e, de repente, senti um vulto enorme, escuro, bem perto de mim. Fiquei horrorizada. Ali, bem perto de mim, 1 homem e 2 mulheres. Ele , vestido quase normalmente e elas, uma, com a burka e toda de preto vestida, em que a única coisa que se via eram os olhos(nem as sobrancelhas) e a outra, que presumo ser mais nova,um pouco mais destapada na cara, mas mesmo assim não dava para ver as feições sequer.
Qual será a vida destas mulheres no nosso país? Sentir-se-ão bem assim vestidas? Porque andam assim ?
Não encontro respostas.
No país de origem...é um hábito...pronto! tudo bem!
Mas em Portugal?
Que horror!
Escravatura feminina ao mais alto grau.
bom fim de semana

Ah...esqueci-me.
Fiquei interessada no filme. Vou procurar.
obrigada

Madeira Inside disse...

Olé Mochinho!!!
Hehe! Gostei do comentário lá na teia ;)
Fugir é que não fujo :P

Bem, este filme promete!
Fiquei muito curiosa!!

Daqui a uns tempos vem aí o Festival de Cinema!
Uma maratona que me dá gosto "percorrer" todos os anos!!
Filmes independentes, não-comercias...que são tão bons!!

Beijinhossssss
.)

wind disse...

Obrigada pela dica:)
Beijos

Kalinka disse...

Começo por desejar um excelente Feriado.
Na minha teimosia de fazer um 3º post sobre a letra F, faço destaque a um evento – A Real Regata das Canoas 2007, que decorre hoje - dia 5 de Outubro, entre a Moita e Belém, é um evento organizado pelo Centro Náutico Moitense e a Associação Náutica Sarilhense, com o apoio da Associação Náutica do Seixal, da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações e das Câmaras Municipais das regiões ribeirinhas do rio Tejo. Juntos voltam a dar vida a uma tradição perdida, quando os reis ordenavam a celebração de uma regata anual em homenagem aos fragateiros. Existem 42 embarcações tradicionais inscritas que, irão soltar velas ao vento e disputar o título entre a praia do Rosário, no Concelho da Moita, e o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Existem alguns varinos e fragatas municipais disponíveis para embarcar aqueles que queiram assistir à Regata bem de perto. Os privilegiados soltaram amarras às 11:00 de dia 5, na porta Tejo do Parque das Nações. Mas ainda restam muitas opções para apreciar este belo evento ao ar livre. Em terra, pode assistir à saída ao ferro da Praia do Rosário, no Gaio-Rosário (concelho da Moita), às 13:00, e à chegada à meta, no Padrão dos Descobrimentos, a partir das 14:30, a que se seguirá um espectacular desfile das embarcações. Fora de pé há sempre a possibilidade de seguir em barco próprio ou apanhar boleia de um dos muitos barcos na Associação Náutica da Marina do Parque das Nações, bem como de embarcar num cacilheiro Belém-Cacilhas-Belém.
Aceitas a minha sugestão?

Beijokas.

Kalinka disse...

AMIGO
muito obrigado pela tua excelente sugestão de cinema; vou tentar ver.
Aceito-a.
Sabes que «cinema» é comigo...
A música - fabulosa (fez-me recordar as minhas noites de dança na Tunísia...)

turbolenta disse...

Senhor mocho bem falante :
Não tem desculpa !... lá no final dizia: que também podia ser feito com
bifes de peru. E fica mesmo muito bem.
bom fim de semana prolongado.

Casemiro dos Plásticos disse...

interessante, tenho de ver:)
tenho um desafio para ti no meu blog, abraço!

Alien8 disse...

Faço, com a devida vénia, meu o comentário do Belzebu.

Bom fim de semana.

Um abraço!

Rui Caetano disse...

Uma boa sugestão. Estes filmes servem para conhecermos com mais profundidade estas realidades diferentes das nossas. Obrigado pela sugestão.

C Valente disse...

bom domingo
saudações amigas

Sei que existes disse...

Mais um pra acrescentar à lista!...
Beijinhos grandes

turbolenta disse...

Mocho:
Tenho uma dúvida (se tivesse só 1 era muito feliz! )
No meu clube de vídeo não há.
Portanto: vem para exibição nos cinemas ou está disponível nos cl.vÍDEO?
OBRG

turbolenta disse...

já encontrei.
È exclusivo FNAC e tem outro DVD do mesmo realizador.
Vou ver!

Blog Widget by LinkWithin