Olá viva a todos! Interrompo as minhas férias para dar os parabéns ao HOMEM que para mim foi a par de Leonardo Da vinci, o homem mais inteligente do mundo.
Vim relembrar este génio que hoje comemora 150 anos. Quem me conhece sabe o fascínio que tenho por esta personalidade e que já foi alvo de um post aqui no mocho falante que vos
convido a ler . Como é evidente seria imperdoável não O lembrar novamente nesta data tão especial.
Muito se escreve sobre este Homem e hoje acredito que a blogoesfera vai ser povoada com textos sobre Freud...ainda bem. É bom relembrar o pai da psicanálise e da sua Talking Cure.
Dever cumprido, volto para o descanso de novo. Até para a semana!!!!
32 comentários:
ola mocho. é engraçado como as opinioes divergem. e ainda bem. para mim, foi aristoteles e arquimedes. acho o trabalho continuado de copernico, newton, galileu e einstein, o maximo. actualmente admiro stephen hawkins. mas freud, claro, teve coragem para falar de uma serie de tabus...
abraço da leonoreta
Já eu apaixonei-me por WILHELM REICH, com o seu orgone, e com uma visão bem mais libertadora das questões sexuais.
Foi um grande cientista da mente ao descobrir que é o prazer que nos motiva.
Grande Freud!
Muito avançado para o tempo dele!
Bom resto de férias!
Bjks da Matilde
Foi de facto um génio:) beijos
Jà li Freud e não gostei, reaprendi a lê-lo mais tarde e soube aprecia-lo como merecia.
Mas quanto a génios, prefiro os ignorados, como o que inventou a màquina de lavar a roupa ou as fraldas descartaveis :) Sory, não quero achincalhar o genio de Freud, mas os outros mudaram mais a vida das mulheres do que ele!
Bjtos!
boas férias mocho
e com Freud na bagagem!
:)
Bom descanso! :)
Assim, tão rapidinho? Ahhhh, não vale, estamos cheios de saudades!
Partilho o teu fascinio por Freud!
Boas férias freudianas!
ehehehehe!
De Freud pouco conheço...
Bom domingo, descansado!
Bjs
OLÁ AMIGO
Isso é que é mesmo sentir admiração por Alguém Especial...
G. Herr Freud.
Interromperes as tuas tão belas férias, por acaso estás com sorte com o tempo, tem estado espectacular...para vires dar os parabéns ao HOMEM que consideras o mais inteligente do mundo, é obra!
Vou começar a dar um pouco mais de atenção a G. Herr Freud, a ver se fico com uma ideia tão boa como a tua, acerca do HOMEM.
Ainda não cumpri o meu dever, que é agradecer a tua visita (em tempo de férias, tem mais valor) ao meu kalinka e pelas belas palavras que lá deixaste.
Volta sim para o descanso merecido, aproveita o máximo e até para a semana. Beijokas.
Bom descanso, então.
Sim, Freud merece uma interrupção das férias!
Um abraço e continuação de descanso excelente.
Continuação de bom descanso!:)
jocas maradas cheias de terapia:)))
Boa continuação de férias ...
Beijocas.
Concordo com você em número, gênero e grau.
Freud foi um gênio! Ontem mesmo, estávamos conversando sobre a questão do Édipo. Só ele mesmo para ir tão fundo no ser humano.
forte abraço,
Kafé.
omais inteligente, ou o que melhor usou a inteligencia?..
este disco é uma paixão:)))) do principio ao fim, ja tocou no CC 2 vezes acho;)
beijocas querido, bom trabalho e espero uma visitinha para breve prometes;)?????
abracetes.
Vale sempre a pena interromper um descanso por uma boa causa! :-)
O meu respeitoso desacordo. Jung foi muitissimo mais importante, na minha prespectiva.
Gostei da referência a WILHELM REICH, não só pelo trabalho desenvolvido como pela memória de um dos livros da minha vida "Escuta Zé Ninguém".
A principal razão pela qual não o considero tanto, tem haver com o facto de considerar redutora e peremptória a visão. Mas quem sou eu...
Como Ghandi e Einstein, também Freud viveu a obcessão da sua verdade e isso, dá sempre mau resultado. No caso de Ghandi, trouxe tanto sofrimento á India quanto liberdade; Einstein teve imensa dificuldade em aceitar as consequências da sua própria teoria - mecânica quântica e a noção de singularidade, desenvolvida posteriormente por Stephen Hawkings.
Que todos deram contributos importantíssimos é indiscutível, mas interessa-me ver com o olhar da águia e não da formiga, neste caso (se bem que ambas as formas de olhar são importantes).
Considero pois que de uma prespectiva humanista, Jung é muito mais completo, abrindo muitos caminhos ao próprio Freud e sobretudo, deixando espaço para que cada um possa dar uma interpretação ás questões e dúvidas suscitadas pelo seu pensamento e conhecimento.
A diferença entre um e outro estará próxima da diferença entre explicar e transcender.
Afinal quantos de nós podem afirmar com total certeza o que quer que seja sobre a nossa condição ?
Hipóteses, meras hipóteses ou melhor..incertezas...
psicanaliticamente falando, continuação de boas férias.
Bem amigo… eu não tenho a mesma opinião, mas se gostas tanto de freud ao ponto de interromperes as férias para postar a efeméride, fico solidário. Mas só hoje…
Grande abraço.
Pois continuação de boas férias!
É caso para se ficar a pensar... e se ele não tivesse existido!??!?! Pois!!
BJss
Há os que interrompem as férias (grrrrrr!) e as que interrompem o trabalho [ =S ]!
Não sei se ele foi o segundo homem mais inteligente do mundo, e pouco me importa. Teorizou coisas extraordinárias, mas depois de o estudar exaustivamente percebo que nem todas têm real aplicabilidade.
Vale o que vale, e esse valor é imenso, ainda assim... =)
Beijinho pra ti (visitinha rápida, antes de voltar ao trabalho)*
Querido Mochito,
Podes bater-me à vontade, mas tirando o facto do senhor em questão ser o pai da Psicanálise, o que foi um avanço, a verdade é que não acredito em homens que tratam a sua querida por "mãe" nem em super-heróis de collants. Não me convencem!
E não, não quero ter um pénis nem estou apaixonada pelo meu pai, nem tenho fixações conhecidas.
Dou muito mais crédito a Jung, mas a mente humana continua a ser um mistério...
Bjs
já vi que aproveitaste as férias para renovar a decoração!!! Huuuuummmmm
Gosto !
Sim senhor!!
Bjs
Sempre em férias!!!
ai querida Eva querida Eva...essa é a verdadeira maçã que não te passa pelo estreito, pois claro que para ti o Jung é muito mais apetecível porque foi mais brando com as mulheres. De facto, não nos podemos esquecer a época em que Freud viveu e qual era a posição social da Mulher na altura... e por muito que se queira fugir existe sempre uma influência social no pensamento e nas teorias e estudos realizado.
Mas ficas a saber que de facto cada vez mais se prova que o édipo está sempre presente, no teu caso complexo de electra (e esse sim é muito discutivel, porque foi elaborado um bocado em cima do joelho para salvar algumas ideias)
não retiro o valor a Jung, mas quem seria esse senhor se antes não tivesse havido um FREUD?
É evidente que é muito importante por em causa as teorias e sobre essas construir novas, mas se estiveres atenta à sua obra vais ver que este Senhor tinha muita razão em muita coisa no que diz respeito ao funcionamento humano
Beijos e claro nada de super herois de collants porque isso é sinal de um Édipo possivelmente mal resolvido lool
Mocho
Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Hoje escrevi sobre ele. Lendo sobre quem escreveu sobre este gênio achei melhor não me estender muito. Melhor ver os comentários. Encontrei textos realmente bons.
Um abraço
Marco Aurélio
What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»
Enviar um comentário