Nepal - diário de Bordo IX

Dissemos adeus ao Rajastão, mas 40 minutos depois entrámos no mundo maravilhoso do Nepal. Kathmandu, apresentou-se-nos com toda a sua espiritualidade e convicção Budista.


É inesquecível o sorriso daquele povo, a ternura dos seus olhos, a bondade que se emana em cada gesto. Fomos recebidos com flores à boa maneira Nepalesa…Bem-Vindos ao Nepal, Bem-Vindos a Kathmandu.


O Nepal, contrasta de forma espantosa com o país vizinho, a organização é notória, e a limpeza marca pontos, os nossos olhos brilhavam a cada rua que passávamos, os templos de cor encarnada com janelas de madeira deixa-nos adivinhar a história de uma nação cheia de acontecimentos extraordinários.


A praça Kathmandu Durbar dá-nos a descobrir templos atrás de templos, todos ricamente construídos, com uma simetria ímpar, cada um com um relato de encantar sobre deuses, deusas .


Ali o budismo anda de mãos dadas com o hinduísmo sem qualquer espécie de rivalidade. Budha está para os Nepaleses, como igualmente está Shiva ou outro Deus qualquer. A Harmonia reina naquele pequeno país rodeado pelos Himalaias que tanto atrai os aventureiros da escalada.



A espiritualidade vagueia pelas ruas ao som dos mantras que tocam sem cessar, juntamente com os sons das taças tibetanas que curam através dos seus sons vibratórios.


O templo de Swayambhunath oferece-nos a paz de espírito que todos anseiam no Ocidente, o cheiro dos incensos vão-nos inebriando a alma enquanto os olhos de Budha nos protege e nos diz que a causa de todos os nossos males é o desejo, o desejo pelo etéreo material que nos consome a cada dia que passa.



E agora é tempo de regressar ao hotel e sonhar ao som das música que nas ruas tocam, sempre a lembrarem-nos que chegámos ao país da espiritualidade, ao país fantástico que é o Nepal.

Sonhem com o Dharma viajantes que amanhã é dia de descobrirem Patan ou Lalitpur, que é como quem diz, amanhã é dia de novos encantos...Bons sonhos




18 comentários:

Benó disse...

Ainda bem que as frésias já estão a oferecer-te a sua beleza. As túlipas não gostam do calor algarvio e por isso nunca as tenho, embora tente todos os anos, mas nunca me dão o prazer da sua graça.
Gostei de viajar contigo pelo Nepal. Espero puder continuar nessa viagem maravilhosa na tua companhia.
A continuação duma semana florida.

calamity jane disse...

Nepal?!!! Olha lá! Tu não achas q estás a abusar?! Andas-te a habilitar! Ah, andas, andas!...
(é o que eu digo! Quando terminares esta série vais de férias outra vez! E nós aqui a ver navios...)

wind disse...

Grandes férias:)
Aguardo os próximos episódios:)
Beijos

Teresa Durães disse...

Já me contaram viagens ao Nepal e fiquei sempre com uma impressão de se respirar paz. Posso estar enganada.

Anónimo disse...

Ah mochito lindo que tanto passeou nestas férias!
Mais um destino de excelência.Mais uma experiência deveras interessante. Como eu gostava de ter embarcado também nessa viagem.
Cada vez fico com mais curiosidade nas próximas crónicas.
Até já!
bjs

Alien8 disse...

Um país realmente fantástico, muito bem descrito em poucas frases.

E a viagem continua...

Um abraço, amigo Mocho Falante!

C Valente disse...

vale apena por aqui viajar
saudações amigas

C Valente disse...

vale apena por aqui viajar
saudações amigas

Isabel Filipe disse...

que maravilha ....

um local que eu gostaria de conhecer ....


bjs e bfds

escarlate.due disse...

Nepal, um sitio que eu adorava conhecer!!

Maré Viva disse...

Realmente as tuas férias foram ímpares!Depois da Índia, o Nepal!Para acabar em beleza, em harmonia, com o corpo e os sentidos inundados por essa música repousante.
Vou ficar atenta ao próximo post.
Um abraço.

Unknown disse...

Andas a abusar!
Bem, fico feliz por ti mas toidinho de inveja.
Aquele abraco.

Lemniscata disse...

Os "diários" estão fantásticos, obrigada pela partilha :)! Bjs *****

SerenoSobressalto disse...

Passei por acaso e adorei as fotos. _Vou voltar para ler melhor os textos....

Lu.a disse...

Ai também foste ao Nepal...?

Maria disse...

ai que lindo! a viagem dos meus sonhos...ja valeu pelas excelentes fotos mochito :)festinha nas penas

Miguel disse...

Adorei os diários das viagens. Esta é a minha viagem de sonho, sei que um dia hei de fazê-la. Que sorte! obrigada por partilhares estas imagens que nos dão para nos irmos deliciando com estes percursos.

Miguel disse...

Ah, e já agora, vou adicionar o blog de novo à minha lista, porque mudei de endereço e perdi os blogues que lá tinha. O meu novo endereço é www.ocantinhodaservas.blogspot.com, porque o antigo nome causava alguma confusão a muita gente. ;)

Blog Widget by LinkWithin