Diário de Bordo II



Quase toda a gente em Portugal Continental tem o costume de dizer “ah fui à terra pela Páscoa” ou “Vamos passar o Natal à Terra”, ora o Mocho Falante, na verdade é alfacinha de gema como toda a sua família directa, por isso dizer que fui à terra é o mesmo que dizer que apanhei o comboio até à estação do Rossio e mesmo essa agora está encerrada, pois encontra-se num estado do tipo obras de Santa Engrácia, enfim, adiante; assim sendo costumo dizer aos amigos que vou à Terra quando me desloco a Terras de S. Majestade, para já porque é do mais fino dizer-se que se vai à terra quando nos deslocamos a Inglaterra e depois porque a faltar às bodas de diamante da tia Beta seria uma desfeita que a pobrezinha ainda teria um traglimanco qualquer se lhe dissesse que não poderia estar presente.

Depois ir a Inglaterra é sinónimo não só de beber bom Earl Grey como também é ter a certeza absoluta que vou ter aquele abraço, o carinho e a hospitalidade da maior amiga do mundo, e só por sentir aquele sorriso terno e franco na sua cara vale a pena sair dos 35 graus do Caribe para enfrentar os -1 que Bristol nos oferece.

Bristol, situada a sudoeste da Ilha é cidade desde 1155, e foi a cidade que assistiu à partida de Darwin do seu velho Porto.

É uma cidade onde os vestígios de modernidade se misturam com o tradicional, metrópole de medianas dimensões apesar dos seus cerca de 600 mil habitantes. A arquitectura é simpática e o engraçado mesmo é deixarmo-nos perder pelas suas ruas e facilmente percebemo-nos que estamos numa cidade pitoresca longe do reboliço de Londres.

St Nicholas Market é uma tentação de visita obrigatória, o Mocho deu lá um saltinho enquanto a anfitriã terminava a labuta diária, e meus amigos ficam a saber que desde a garoupa para cozer, passando pela bela da azeitona, produtos esótericos passando por garrfas de sumol de laranja e gelatina Royal tudo se encontra neste espaço de diversão constante, onde os cheiros se misturam com as cores, sem dúvida a não perder, registem lá…St Nicholas Market!

E como é a noite em Bristol? Bem podia-vos agora aqui relatar o episódio da primeira noite em Inglaterra, mas como isto é um post e não uma colectânea de 312 volumes, ficam apenas a saber isto:

Jantar no Bauhinia Bar Resturant, que nos apresenta uma comida Thai de cair para o lado, aviso já que o picante é do demónio e fica aqui: 5a, Boyces Avenue, Bristol, BS8 4AA, faz favor de procurarem e irem até lá até porque fica numa zona chiquíssima da cidade, sim porque este mocho detesta pinderiquices.

E agora malta, se vocês forem pessoas que gostam de cocktails do tamanho de tigelas do tipo casa das sopas, então não podem perder a visita ao fantástico HausBar, prometo-vos que é uma experiência inesquecível, as bebidas são para o carote mas o barman garante que ao segundo copo vocês já acham que são os duques de Edinburgo…depois aconselho que as viagens sejam feitas sempre de táxi, porque aquilo é coisa que sairmos de lá e termos a sensação de que o dia seguinte vai ser patrocinado pelo Gurosan…

Onde fica? Ora muito bem, fica aqui: 52 Upper Belgrave Road, Clifton, Bristol, BS8 2XP




No dia seguinte, se tiverem em condições não deixem de visitar Ponte Suspensa Clifton e aproveitem para a atravessar a pé, pois a vista é deslumbrante e sempre apanham com a aragem que ajuda a melhorar da maleita do HausBar (Fonix) e se mesmo assim a dor de cabeça não passar bem como a sensação de terem a boca a saber a papel de música, então o melhor é ir até à famosa Catedral de Bristol e pedir aos Santinhos a ajuda divina.
Se tiveram coragem vão até à Universidade de Bristol que mesmo ao lado têm uma enorme exposição egípcia para os mais eruditos, senão dão um pulinho até Bristol Temple Meads Station, a estação de comboio mais antiga do mundo, para embaracarem numa viagem ao admiravelmente mundo novo, mas isso são outras histórias que em breve vos conto, feliz visita, Bristol está lá à vossa espera Tchim Tchim…hic

21 comentários:

Ka disse...

Bem além da inveja (sim já sei que o sentimento não é muito nobre mas que queres...tenho uma pontinha...mas não é muita...lol) apenas registo que o teu diário de brdo com as moradas, é de tomar nota!!! EStarei aqui de bloco de notas a ler com toda a atenção :)

Beijocas e boa semana

125_azul disse...

Gosto de ti assim, chique, refinado, cosmopolita. E cheio de frio, como eu!!! Ah, assim já te posso perdoar o Caribe em Novembro.
beijinhos

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Bolas que inveja!! É só viagens quando chegamos aqui ao teu cantinho!! Agora a sério, pelo que descreveste já sinto vontade de lá ir, pareceu-me muito bem e adoro chá, particularmente earl grey (e bebê-lo em Inglaterra tem o seu encanto!) por isso e por tudo o resto, fico com a sugestão atrás da orelha e quando puder lá irei! Boa semana!!

turbolenta disse...

Boas ideias para uns dias diferentes.Claro que a maior parte das pessoas quando apanham aqui um avião na Portela, ficam mesmo por Londres e pelos seus pontos mais turísticos, a abarrotar de turistas e máquinas fotográficas por tudo quanto é sítio.Contra mim falo pois foi isso que fiz das 2 vezes que por lá estive.E da última vez, talvez há uns 10 anos, apanhei cá um nevão! Gostei muito desse imprevisto.
Mas andam a tentar dar-me a volta para ir à Escócia e à Irlanda.Não conheço. Gostava de ir, mas parece não me sentir muito em condições de acompanhar "os jovens" naquilo que eles querem: uma viagenzita de combóio por aquelas paragens.
Cota não tem "cabedal" para essas coisas!
boa semana

Unknown disse...

pois Bristol conheco bem - e sem brincadeiras, ja la cantei em concertos (na catedral) e fiquei alojado na casa do Sr. Arcebispo da cantuaria - ah pois e - e nessa altura a minha amiga Di veio ver o concerto!
Abraco

Isabel Filipe disse...

gosto de te acompanhar nas tuas viagens (aliás passas o tempo a viajar ... és mesmo sortudo) ...


belas as fotos


bjs

Leonor disse...

ola mocho
pois. tambem eu sou alfacinha pelo que nao tenho para ir na pascoa. e ainda bem. pois quem me tira a minha lisboa tira-me tudo.
mas gostava de viajar como tu e ver tudo com olhos de ver como tu ves.
grande viagem e ainda mais, o melhor, de tudo, o teu relato.
beijinhos

Sérgio Pontes disse...

De facto parece uma cidade bem agradavel!

Um abraço

Anónimo disse...

Mochito

gracias pela visita guiada por terras de sua magestade!!

até da vontade de enfrentar aquele frio glacial, so para conhecer ao vivo e a cores todas as paisagens!

Bjtos

Kalinka disse...

OLÁ AMIGO MOCHO

DE VOLTA e cheio de novidades para nos contar, isso é muito bom.
Pois, não sei se já leste o meu kalinka, porque estas foram as piores férias da minha Vida...
países árabes FIM...jamais de la vie!!!
Mas, convido-te a leres o post:
...é para esquecer...
lá verás como foram as estúpidas férias que tive.

Ainda bem que TU vens animado das tuas.
Beijitos.

Unknown disse...

Isso é que são férias.

marinheiroaguadoce a navegar

calamity jane disse...

Pronto, convenceste-me. Depois de 15 dias no Caribe, ñ me importo de passar um very british week-end, sobretudo se for muito bem acompanhada e a comer decentemente. DEvolvo as beijocas e os sorrisos em capicua deveras mágica à escolha do freguês :-)

wind disse...

Também sou lisboeta de gema, mas não tenho parentes em Inglaterra:)
Só que a tua descrição é óptima e visualiza-se tudo, acompnhado com as fotos:)
Beijos

Miguel disse...

À conta da Tia Beta, foste viajar ...!

E como sempre deixas-nos roidos de inveja com a tua sensacional reportagem fotografica ...!

Um abraço da M&M & Cª!

Belzebu disse...

Já não tenho unhas nas mãos para roer de inveja, acho que vou passar para os pés! eheheh!!!

Nunca fui a Bristol mas não és o primeiro a aconselhar a cidade. Quando era miúdo tinha uma correspondente em Bristol, que hoje deve ser uma matrona e que me convidou várias vezes para lá ir. Na altura, os escudos não davam para tudo e não fui, mas sinto que perdi uma excelente oportunidade!

Já agora, sabes o que é feito da nossa Caracoleta?

Aquele abraço infernal!

São disse...

Bem , lá cheguei...
Como ainda está em 25/11 prponho que escreva no seu blog
ABAIXO A VIOLÊNCIA DE GÉNERO: HUMANIDADE NÃO TEM SEXO!!
obrigada se aderir e obrigada pela viagem, grátis.
Saudações.

Cöllybry disse...

Ao ler este belo post dá vontade de viajar...meu rastooooooooooooo

Bjca doce

Casemiro dos Plásticos disse...

rica vida, gostei do textos e das fotos: bem tiras, sim senhora!
abraço

Sara MM disse...

Que miscelânia!!!
Caraíbas + Bristol!?!?

Não admira que ficasses 'fónix', com um koctail assim! :oD

...a mim basta-me o 1º ingrediente! :o)



Bjss

th disse...

Ora bem, isto é que é disfrutar da vida, parabéns pelas escolhas.
Posts gostosos e suculentos...
um beijo, th

alexia disse...

Bem...adorei a referencia á aus~encia da pinderiquice:))), assim não ha picante que faça a malta perder a pose. Sei do que falas, Já jantei por terras de Sua Majestade e a minha preferencia vai para comida bem...apetitosa:), daquela que disfarçamos um certo pingo do nariz com uma altivez propria dos nao pindericos:)
tambem gostei da piada à estação do rossio:)).

Kiss

Blog Widget by LinkWithin