A tradição não é nem pode ser o que era



Por vezes a tradição não tem mesmo de ser o que era, pois cai no risco de ficar em desuso, fora de moda, intragável, algo que já ninguém quer nem dá importância.

Um exemplo disso é o circo tradicional, é uma arte que foi ficando ultrapassada e que não acompanhou as exigências e as tecnologias actuais.
Ver animais enjaulados completamente deprimidos é um espectáculo decadente aos olhos de qualquer um e só os mais vesgos é que não topam a infelicidade dos bichos que se submetem ao poder do tratador…Mas está claro que os responsáveis pelas artes circenses em Portugal e do resto do mundo negam o mau estar daqueles animais que vivem horas a fio em jaulas minúsculas e que o único momento de liberdade etérea é quando na arena do circo se submetem a números no mínimo indignos face à sua condição de ser vivo…digam lá se não custa ver os felinos com ar de pura submissão perante um tratador que à conta do chicote e de uma arma escondida mostra cobardemente o seu poder…e depois vangloria-se do amor que tem pelos imponentes animais.

E há excepções à regra? Claro que há…Chama-se Cirque du Soleil ,fundado em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier, é um circo moderníssimo e que devolve toda a dignidade a esta arte milenar. Orgulhando-se e fazendo estandarte de ser um Circo sem animais, o Cirque du Soleil está carregado de actuações fabulosas e com espectáculos fixos em várias cidades do mundo.

Tendo como base no ballet, opera e rock, o Cirque du Soleil tem uma vasta equipa que se responsabiliza pelo Casting dos artistas, ao guarda roupa, sonoplastia, coreografia etc…
artists_wideweb__430x286

São mais de 40 os artistas que actuam nos espectáculos temáticos do Cirque du Soleil onde a música ao vivo está sempre presente bem como o idioma Cirquish inventado pela companhia do Cirque du Soleil.

Não há dúvida alguma que esta companhia com vinte anos de existência é hoje em dia um dos maiores espectáculos do mundo, pois sabem conciliar toda a tradição com a tecnologia para nos oferecer excelentes espectáculos de um gosto e qualidade impar…por enquanto em Portugal apenas podemos ver em DVD e escutar em CD as belas trilhas sonoras de cada um dos espectáculos tais como Alegria, Varekai, Saltimbanco, Corteo entre outras…

Um destes dias perco a cabeça e dou um salto a Londres para ir ver ao vivo e a cores “Alegria”, pois ficou-me aqui na cabeça a martelar a vontade, ou melhor a ennnooorme vontade de ver Cirque du Soleil e maravilhar-me com um circo que disse não à prisão animal e provou e prova todos os dias que o circo pode ser um grande circo sem animais, e quando cai o pano aí a audiência consegue fechar finalmente a boca e tentar perceber que magia foi aquela que acabou de viver… foi a magia de um circo Moderno!!!!

26 comentários:

wind disse...

Excelente post!
Tal como tu, detesto o circo com animais e partilho da mesma opinião.
Quanto ao Cirque du Soleil, vê a programação da TV, porque há um canal que dá, não me lembro é qual:(
beijos

Anónimo disse...

Excelente site e conceito. Para quem detesta circo, como eu, por causa dos tais números com animais até pode ser que começe a aprender a gostar. Apenas estranhei estarmos fora do circuito. Porque será?

Pitucha disse...

Olá Mochito

É uma das memória que eu tento guardar da minha infância: a magia do circo! Fiz a asneira de lá voltar em adulta e vi a decadência e a tristeza de que falas!
Beijos

Anónimo disse...

É um espectáculo soberbo, aconselho também os "Stomp" e o palhaço "Slava" soberbo, boa semana.

Ulisses Martins disse...

Concordo na totalidade. O circo à moda antiga está em total decadência e esses espectáculos modernos de circo acrobático e coreografias complexas e cheio de som e imagem são simplesmente soberbos.
Abraços

Leonor disse...

ola mocho. eu é que agradeço a tua visita.
dizes que os tratadores em portugal negam os maus trautos que dao aos animais. fazem-no por uma razao muito simples: porque ainda sao mais animais que aqueles que amestram.

bom post mocho. pelo menos aprende-se alguma coisa contigo

abraço da leonoreta

Isabel Filipe disse...

... vou espreitar o site que indicas...

bj

Anónimo disse...

Ola mochito:

Deixei de ir ao circo precisamente por causa dos animais, não achava piada nenhuma às condições em que eram trasportados e tratados...

Penso que o ser humano so tomara consciência do sofrimento dos animais quando a lei endurecer nesse sentido.

No entanto a causa dos animais nem sempre é obvia, por exemplo tinha muito mà ideia dos zoos, pensava que os bichos estavam là apenas em exposição e que os tiravam da natureza por razões comerciais, mas a realidade é bem diferente... conheçi um zoologico (zoo beauval) bastante interessante onde os animais sao esplendorosos e cujo o intuito é preservar certas especies da extinção:

http://www.zoobeauval.com/protection/pourquoizoos.htm


Bjtos

Xixao disse...

Como mais vale tarde que nunca, com atraso, venho desjar-te um óptimo ano de 2007!
E concordo com a Pitucha, circo é coisa para ver com olhos de criança, pois agora aos nossos olhos só sobressai a decadência em que se encontra...
Bjs

Anónimo disse...

Mocho,

O circo sempre fascinou miudos e graudos ...!

Ainda por cima com as caracterisiticas especiais do Cirque du Soleil ...!

Um abraço da Matilde e Cª!

BlueShell disse...

Giríssimo....
Gostei do teu post1
Beijo azul
BShell

Hindy disse...

Apoiado o Circo sem animais!

Beijinhos :o)

Anónimo disse...

O Cirque du soleil é realmente um Espectáculo! Gostava de o ver se um dia for a Londres, sem dúvida. Quanto aos animais enjaulados... basta olhar nos seus olhos para sentir que não são felizes.

Beijinho

Carlota disse...

É tudo verdade. Estou 100% de acordo contigo!
Houve um canal de televisão que passou este circo por altura do Natal, o que foi uma pena, pois nessas alturas nunca tenho tempo para ver (parece que só são circo pelo Natal, não percebo porquê!)
:)
Beijola.

aDesenhar disse...

tive a sorte de ser apanhado frente à tv
quando passavam o CdS, uma ligeira hesitação, e... vi o espectáculo todo.
........

Mocho
para corrigires o teu código
podes utilizar a ferramenta de correcção
deste site:
www.javascriptlint.com/online_lint.php.

esta dica é útil para todos os blogueiros.
:-)

Anónimo disse...

um abraço

Anónimo disse...

-Vi mt recentemente uma reportagem sobre esta companhia circense.
è um deslumbramento.

Qt a outras companhias, nunca gostei da parte dos animais e ao que eles sao submetidos.
Até podem serem bem tratados ( o q nao creio, apartir do momento que estao enjaulados a vida toda).

Adoraria trabalhar num circo, mas pela arte do corpo e da sua "plasticidade" do fascinio que transmitem a quem assiste a esse mundo de muita presistencia e de mt trabalho arduo.

Fica bem, **

Leticia Gabian disse...

Olá, grande Mocho bem Falante!
Concordo contigo, sem tirar uma vírgula.
Amo de paixão o Cirque de Soleil e ainda hei de assistir a um espetáculo, ao vivo. Como sou boazinha, creio que os deuses vão me ofertar esta maravilhosa prenda.

Beijão pra ti

Anónimo disse...

Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro «Que é o Amor?».
Colaborei com um texto da minha autoria, dedicado a todos que de alguma forma marcaram a minha Vida em momentos inesquecíveis, mas também a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).
É uma excelente oferta em qualquer altura, mas como se aproxima o Dia dos Namorados, será bom começarem a preparar as vossas encomendas quanto antes.

Beijos e abraços.
KALINKA

Isabel Filipe disse...

Bom fim de semana para ti

Bjs

kurika disse...

Excelente documentário sobre circo moderno.

Não sei se conheces, em Santa Maria da Feira, todos os anos realiza-se uma grande festa IMAGINÁRIUS, ultimamente durante três dias, onde são exibidos grandes espectáculos de Teatro de rua e de Circo.

...sem animais...

É mesmo espectacular e vale a pena.

Costuma ser durante o mês de Junho.

Beijinhos

Gostei da tua casa

Kalinka disse...

O meu filho faz parte de uma percentagem de pais na casa dos 30 anos que recusam a levar os filhos ao circo, mesmo na época do Natal. Sei porque neste Natal que passou perguntei-lhe porque não tinha levado a minha neta e, ele disse-me os motivos e também disse que muitos dos pais de 30 anos não levavam os filhos ao circo...agora, pelo teu post apercebo-me bem de que não iria ser nada bom para a pequenita ver fazer sofrer os animais...

Quanto à tua pessoa, eu ADMIRO-TE porque tu vais para a Tailândia e depois até Paris e...um destes dias:
perco a cabeça e dou um salto a Londres para ir ver ao vivo e a cores “Alegria”, a ennnooorme vontade de ver Cirque du Soleil e maravilhar-me...
Beijokas e bom fim de semana.

Anónimo disse...

procurei o teu mail no teu blog mas nao acho. tenho uma coisa para te dizer.mas so a ti.
conheces-me.
depois ficas a saber quem sou.
o meu mail é
meliade_vox@hotmail.com

foreveryoung disse...

Concordo totalmente contigo!
Quando era pequena costumava ir ao circo porque os meus pais me levavam lá... desde que passei a tomar conhecimento das atrocidades e falta de dignidade a que os indefesos animais são sujeitos, que me recuso a ir a qualquer tipo de circo que utilize animais!!
Assim como detesto ver aqueles infelizes póneis que existem em certas feiras e andam o dia todo ali à volta, só para qua as crianças tenham o infeliz prazer de andar nesses desgraçados...
Bjs

Mitsou disse...

Já conhecia o Cirque du Soleil através das imagens que passam por vezes na tv. Recentemente, também vi o excepcional documentário sobre a concepção dos espectáculos, escolha dos artistas, treinos, etc etc, até à estreia. Adorei e, tal como tu, ainda não perdi a esperança de assistir. AO VIVO!

Beijocas, Mochinho e uma vez mais parabéns pelo belíssimo post.

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo!

Vou tomar a liberdade de copiar o teu post para o Blog dos Bichos (http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/)

Jinhos**

Blog Widget by LinkWithin