A tradição não é nem pode ser o que era



Por vezes a tradição não tem mesmo de ser o que era, pois cai no risco de ficar em desuso, fora de moda, intragável, algo que já ninguém quer nem dá importância.

Um exemplo disso é o circo tradicional, é uma arte que foi ficando ultrapassada e que não acompanhou as exigências e as tecnologias actuais.
Ver animais enjaulados completamente deprimidos é um espectáculo decadente aos olhos de qualquer um e só os mais vesgos é que não topam a infelicidade dos bichos que se submetem ao poder do tratador…Mas está claro que os responsáveis pelas artes circenses em Portugal e do resto do mundo negam o mau estar daqueles animais que vivem horas a fio em jaulas minúsculas e que o único momento de liberdade etérea é quando na arena do circo se submetem a números no mínimo indignos face à sua condição de ser vivo…digam lá se não custa ver os felinos com ar de pura submissão perante um tratador que à conta do chicote e de uma arma escondida mostra cobardemente o seu poder…e depois vangloria-se do amor que tem pelos imponentes animais.

E há excepções à regra? Claro que há…Chama-se Cirque du Soleil ,fundado em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier, é um circo moderníssimo e que devolve toda a dignidade a esta arte milenar. Orgulhando-se e fazendo estandarte de ser um Circo sem animais, o Cirque du Soleil está carregado de actuações fabulosas e com espectáculos fixos em várias cidades do mundo.

Tendo como base no ballet, opera e rock, o Cirque du Soleil tem uma vasta equipa que se responsabiliza pelo Casting dos artistas, ao guarda roupa, sonoplastia, coreografia etc…
artists_wideweb__430x286

São mais de 40 os artistas que actuam nos espectáculos temáticos do Cirque du Soleil onde a música ao vivo está sempre presente bem como o idioma Cirquish inventado pela companhia do Cirque du Soleil.

Não há dúvida alguma que esta companhia com vinte anos de existência é hoje em dia um dos maiores espectáculos do mundo, pois sabem conciliar toda a tradição com a tecnologia para nos oferecer excelentes espectáculos de um gosto e qualidade impar…por enquanto em Portugal apenas podemos ver em DVD e escutar em CD as belas trilhas sonoras de cada um dos espectáculos tais como Alegria, Varekai, Saltimbanco, Corteo entre outras…

Um destes dias perco a cabeça e dou um salto a Londres para ir ver ao vivo e a cores “Alegria”, pois ficou-me aqui na cabeça a martelar a vontade, ou melhor a ennnooorme vontade de ver Cirque du Soleil e maravilhar-me com um circo que disse não à prisão animal e provou e prova todos os dias que o circo pode ser um grande circo sem animais, e quando cai o pano aí a audiência consegue fechar finalmente a boca e tentar perceber que magia foi aquela que acabou de viver… foi a magia de um circo Moderno!!!!

28 comentários:

wind disse...

Excelente post!
Tal como tu, detesto o circo com animais e partilho da mesma opinião.
Quanto ao Cirque du Soleil, vê a programação da TV, porque há um canal que dá, não me lembro é qual:(
beijos

Anónimo disse...

Excelente site e conceito. Para quem detesta circo, como eu, por causa dos tais números com animais até pode ser que começe a aprender a gostar. Apenas estranhei estarmos fora do circuito. Porque será?

Pitucha disse...

Olá Mochito

É uma das memória que eu tento guardar da minha infância: a magia do circo! Fiz a asneira de lá voltar em adulta e vi a decadência e a tristeza de que falas!
Beijos

Anónimo disse...

É um espectáculo soberbo, aconselho também os "Stomp" e o palhaço "Slava" soberbo, boa semana.

Ulysses disse...

Concordo na totalidade. O circo à moda antiga está em total decadência e esses espectáculos modernos de circo acrobático e coreografias complexas e cheio de som e imagem são simplesmente soberbos.
Abraços

Leonoretta disse...

ola mocho. eu é que agradeço a tua visita.
dizes que os tratadores em portugal negam os maus trautos que dao aos animais. fazem-no por uma razao muito simples: porque ainda sao mais animais que aqueles que amestram.

bom post mocho. pelo menos aprende-se alguma coisa contigo

abraço da leonoreta

Isabel-F. disse...

... vou espreitar o site que indicas...

bj

Anónimo disse...

Ola mochito:

Deixei de ir ao circo precisamente por causa dos animais, não achava piada nenhuma às condições em que eram trasportados e tratados...

Penso que o ser humano so tomara consciência do sofrimento dos animais quando a lei endurecer nesse sentido.

No entanto a causa dos animais nem sempre é obvia, por exemplo tinha muito mà ideia dos zoos, pensava que os bichos estavam là apenas em exposição e que os tiravam da natureza por razões comerciais, mas a realidade é bem diferente... conheçi um zoologico (zoo beauval) bastante interessante onde os animais sao esplendorosos e cujo o intuito é preservar certas especies da extinção:

http://www.zoobeauval.com/protection/pourquoizoos.htm


Bjtos

MCM disse...

Como mais vale tarde que nunca, com atraso, venho desjar-te um óptimo ano de 2007!
E concordo com a Pitucha, circo é coisa para ver com olhos de criança, pois agora aos nossos olhos só sobressai a decadência em que se encontra...
Bjs

Anónimo disse...

Mocho,

O circo sempre fascinou miudos e graudos ...!

Ainda por cima com as caracterisiticas especiais do Cirque du Soleil ...!

Um abraço da Matilde e Cª!

BlueShell disse...

Giríssimo....
Gostei do teu post1
Beijo azul
BShell

Hindy disse...

Apoiado o Circo sem animais!

Beijinhos :o)

Anónimo disse...

O Cirque du soleil é realmente um Espectáculo! Gostava de o ver se um dia for a Londres, sem dúvida. Quanto aos animais enjaulados... basta olhar nos seus olhos para sentir que não são felizes.

Beijinho

Carlota disse...

É tudo verdade. Estou 100% de acordo contigo!
Houve um canal de televisão que passou este circo por altura do Natal, o que foi uma pena, pois nessas alturas nunca tenho tempo para ver (parece que só são circo pelo Natal, não percebo porquê!)
:)
Beijola.

adesenhar disse...

tive a sorte de ser apanhado frente à tv
quando passavam o CdS, uma ligeira hesitação, e... vi o espectáculo todo.
........

Mocho
para corrigires o teu código
podes utilizar a ferramenta de correcção
deste site:
www.javascriptlint.com/online_lint.php.

esta dica é útil para todos os blogueiros.
:-)

Anónimo disse...

um abraço

Anónimo disse...

-Vi mt recentemente uma reportagem sobre esta companhia circense.
è um deslumbramento.

Qt a outras companhias, nunca gostei da parte dos animais e ao que eles sao submetidos.
Até podem serem bem tratados ( o q nao creio, apartir do momento que estao enjaulados a vida toda).

Adoraria trabalhar num circo, mas pela arte do corpo e da sua "plasticidade" do fascinio que transmitem a quem assiste a esse mundo de muita presistencia e de mt trabalho arduo.

Fica bem, **

Leticia Gabian disse...

Olá, grande Mocho bem Falante!
Concordo contigo, sem tirar uma vírgula.
Amo de paixão o Cirque de Soleil e ainda hei de assistir a um espetáculo, ao vivo. Como sou boazinha, creio que os deuses vão me ofertar esta maravilhosa prenda.

Beijão pra ti

Anónimo disse...

Iniciou-se a contagem decrescente para o lançamento do livro «Que é o Amor?».
Colaborei com um texto da minha autoria, dedicado a todos que de alguma forma marcaram a minha Vida em momentos inesquecíveis, mas também a alguém muito especial que nasceu dia 7 de Fevereiro e que, por não pertencer ao Mundo dos vivos, guardo com muito Amor, na minha memória (minha Mãe).
É uma excelente oferta em qualquer altura, mas como se aproxima o Dia dos Namorados, será bom começarem a preparar as vossas encomendas quanto antes.

Beijos e abraços.
KALINKA

Isabel-F. disse...

Bom fim de semana para ti

Bjs

objectiva3 disse...

O Cirque du Soleil veio em Novembro a Madrid, mas embora com bilhete na mão, acabei por não ir...Aconteceu...

:(

Mas eu adoro o seu trabalho!

P.S O Código de Santiago é um blog! Aliás o meu primeiro post foi publicado nesse blogue ( pertence a minha melhor amiga) e daí o salto para a objectiva3!!!

Beijoca

A.J.Faria disse...

Sempre gostei dos clássicos!
Enfim, o que seria do branco se todos gostassem do amarelo?

É a vida...

Abraço

kurika disse...

Excelente documentário sobre circo moderno.

Não sei se conheces, em Santa Maria da Feira, todos os anos realiza-se uma grande festa IMAGINÁRIUS, ultimamente durante três dias, onde são exibidos grandes espectáculos de Teatro de rua e de Circo.

...sem animais...

É mesmo espectacular e vale a pena.

Costuma ser durante o mês de Junho.

Beijinhos

Gostei da tua casa

Kalinka disse...

O meu filho faz parte de uma percentagem de pais na casa dos 30 anos que recusam a levar os filhos ao circo, mesmo na época do Natal. Sei porque neste Natal que passou perguntei-lhe porque não tinha levado a minha neta e, ele disse-me os motivos e também disse que muitos dos pais de 30 anos não levavam os filhos ao circo...agora, pelo teu post apercebo-me bem de que não iria ser nada bom para a pequenita ver fazer sofrer os animais...

Quanto à tua pessoa, eu ADMIRO-TE porque tu vais para a Tailândia e depois até Paris e...um destes dias:
perco a cabeça e dou um salto a Londres para ir ver ao vivo e a cores “Alegria”, a ennnooorme vontade de ver Cirque du Soleil e maravilhar-me...
Beijokas e bom fim de semana.

Anónimo disse...

procurei o teu mail no teu blog mas nao acho. tenho uma coisa para te dizer.mas so a ti.
conheces-me.
depois ficas a saber quem sou.
o meu mail é
meliade_vox@hotmail.com

foreveryoung disse...

Concordo totalmente contigo!
Quando era pequena costumava ir ao circo porque os meus pais me levavam lá... desde que passei a tomar conhecimento das atrocidades e falta de dignidade a que os indefesos animais são sujeitos, que me recuso a ir a qualquer tipo de circo que utilize animais!!
Assim como detesto ver aqueles infelizes póneis que existem em certas feiras e andam o dia todo ali à volta, só para qua as crianças tenham o infeliz prazer de andar nesses desgraçados...
Bjs

Mitsou disse...

Já conhecia o Cirque du Soleil através das imagens que passam por vezes na tv. Recentemente, também vi o excepcional documentário sobre a concepção dos espectáculos, escolha dos artistas, treinos, etc etc, até à estreia. Adorei e, tal como tu, ainda não perdi a esperança de assistir. AO VIVO!

Beijocas, Mochinho e uma vez mais parabéns pelo belíssimo post.

Formiguinha disse...

Concordo plenamente contigo!

Vou tomar a liberdade de copiar o teu post para o Blog dos Bichos (http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/)

Jinhos**

Blog Widget by LinkWithin