O Universo Paralelo...



Sentia-se o calor no ar, mas o Sol decidiu não aparecer. A praia não era definitivamente um destino apetecível no dia de Santo António.

Quatro inseparáveis amigos decidiram explorar um mundo mágico, onde o mistério espreita a cada passagem.

A Quinta da Regaleira é local de interesse simbólico e místico na Serra de Sintra que nos oferece a oportunidade de visualizar, entender e vivenciar os conteúdos simbólicos de uma Maçonaria cada vez mais secreta.
Com uma Arquitectura Sagrada, este magnifico local dá a conhecer uma visão intelectual e ao mesmo tempo tangível do mundo, assim como o compreende a Alquimia e a Gnose; ambas representadas nesta quinta facilitando o acesso à este mundo único de profundezas e tesouros . A cada pedra se respira o misticismo dos Templários, Maçons, Rosa-Cruz.

Qualquer percurso que a Quinta da Regaleira oferece, parece conduzir-nos a um aglomerado de pedras erguidas. E é aí que uma curiosa porta de pedra roda e nos faculta a entrada para outro mundo. É o monumental poço iniciático, espécie de torre invertida que mergulha nas profundezas da terra. A terra é o útero materno de onde provem a vida, mas também a sepultura para onde voltará:. Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra.

Com jardins exuberantes, estátuas e cursos de água que nos acompanham a para e passo a visita, a Quinta da Regaleira deixa-nos um friozinho na barriga. Envolto em mistério é ideal para ir com os melhores amigos do Mundo... Donas, Vespa e Caracolinha...

Com eles palmilhei e vasculhei toda a envolvência de um espaço mistico onde o mundo pára e nos deixa a flutuar numa magia constante...não fosse os disparates continuos destes 3, até poderia dizer que foi um momento muito esótérico mesmo...

Adorei e aconselho a visita.



DSC00395

DSC00331

DSC00352

27 comentários:

Su disse...

boa ideia para um belo passeio
gostei das fotos
jocas maradas

Hindy disse...

Belas fotos! :o)
Beijinhos

Caracolinha disse...

Pois sim filho, quem te ouvir falar assim até parece que tu és um anjinho no altar e aqui os outros três é que são as pestes !!!! ;)

Pois é amigo, o dia foi mais do que bem passado esta foto do famoso "Poço Iniciático" só me faz lembrar a valente descida e posterior subida daquela imensa escadaria que parecia nunca mais ter fim ... e nós lindinho, de mão dada naqueles labirintos onde não se vi um palmo ???? :))))

Tu miope e eu com o meu astigmatismo ... ahahahahahahah e os outros cá em cima no bem à nossa espera no bem bom !!!!

Foi uma experiência única num local inesquecível e cheio de misticismo ... e que há lá qualquer coisa há ... porque se sente no ar, em cada canto ... depois disto fiquei ainda mais entusiasmada com as visitas que hoje planeámos ... não vejo a hora !!!! :))

Bem, e agora que acabou a parte bonita era eu que se calhar vinha aqui e metia a boca no trombone, sim porque quem olhar para isto até pode pensar que tudo foram rosas ... mas quando estamos assim, todos juntinhos, a mistura pode tornar-se explosiva !!!!

A começar no episódio da etar de frielas (versão dónas) e a acabar naquela magnífica foto em que eu amparava (literalmente) a horticultura da estátua do leão, passando por outros episódios com estátuas que não vêm agora ao caso e passando, com a nossa lata que não tem fim, por pousarmos todos para a fotografia de um casal de estrangeiros e de fazermos uma vénia ao tipo francês que estava sentado na cadeira do trono, até me terem conseguido enfiar de propósito numa trampa duma gruta que quando dei por mim tinha água até aos tornezelos ... terminando, finalmente no famoso, e muito agradável à vista "hello, can you please take us a picture" ????

Oh filho a ser fotografada com uma lente daquelas ninguém fica mal no retrato ... :))))

Mas é verdade, e aqui só um pequeno parentesis para te dizer que te enganaste no número dos que fizeram diparates, não foram três, foram QUATRO porque tu, tu filho, saiste-me melhor, bem melhor que a encomenda !!!!

Mas eu que já te conheço de outros carnavais encarrego-me de vir aqui sempre repôr a verdade ... quem te conhecer que te compre ... óh ... que te compre não, que te leve que por ti já ninguém oferece nem um chavo !!!!

Ah, e obrigadinha pelas fotos da Quinta da Regaleira que me mandaste para eu pôr no meu post ... távam girissímas ... rsrsrsrsrsrsrsrs !!

Bába moído mas hiper feliz por mais um dia especial passado ao pé de pessoas magníficas como vocês ... vos gosto GÔDO GODÃO !!

:))

Anónimo disse...

mto bonito :)

Titá disse...

Ah como adoro a Regaleira.
Excelente passeio. Sintra é magia....

Living Place disse...

Sintra é linda, é misteriosa, é fantática, é mágica, enfim, é um conto de fadas!

Abelhinha disse...

É um passeio lindo.

Já o fiz com e sem visita guiada.

Adorei mesmo.

wind disse...

Belo passeio e então com quem foste imagino, que troupe.lololol. beijos

Isabel Magalhães disse...

Olá Mocho;

Já fiz o percurso...

e sem qq intuíto de publicidade aconselho o livro

"O Exoterismo da Quinta da Regaleira" - Victor Mendanha e José Manuel Anes; Hugin Editores

Bom post!

Deixo um abraço e uma beijoca.

Isabel Magalhães disse...

Ó Mocho...

eu se fosse tu 'ía-me a ela' e despintava-lhe a casa... lol

melhor ainda...

escolhia um lindo cor-de-rosa e pintava tudo, à pistola...!

eheheheh!

Toma lá um beijo pela 'santa paciência'! :)

Anónimo disse...

Olá Mochito,
olha lá....só uma perguntita pertinente: Poço de iniciação a quê???É que no meu tempo para essas coisas não era preciso ir para tão fundo....um R/c bastava!!!!E numa gruta e tudo..... realmente esta juventude anda perdida!!!Qualquer dia até em locais publicos "O" fazem não???

heheheh
;)

A quinta da Regaleira tem mais mistérios que possamos imaginar....cada pedra, tem, literalmente um significado!
;)

Um besso enorme lindão!

Miguel disse...

Que regalo de visita ...!
Grande trupe!

Estavas muito bem acompanhado!
Mas pelos vistos, valeu a pena!

Ficou registado no meu potencial mapa de visitas ás terras de Portugal!

Bjks da matilde

Unknown disse...

LOL! Faço a ideia do deboche que naum foi pela tua descrição. De qq forma, a Caracolinha apareceu por aqui a fazer alguns reparos... hihihi! Ainda bem que se divertiram e gostaram do passeio. Por acaso, parece mentira, mas nunca fui à Regaleira :S

Hugzz divertidos

Anónimo disse...

quando eu crescer e for a hora certa, quero muito conhecer essas 'quintas' maravilhosas de Portugal....

Oh! Ei Rapaz, espera estar inclusa nesse rol de amizades, hahahahahaahahahahahaha

Que lugar lindo, estou a meia hora aqui obsorvendo a paisagem.....

Ah!

A nossa Julia está arrumando a vida, só isso, rsrsrssrsrsrsr



beijos amo vc

Paola

Tem muitos poemas na minha outra casinha

http://paolavannucci.blog.uol.com.br

croqui disse...

muito bom!
parabéns pelo blog

125_azul disse...

Está maravilhoso este post! Sabes que a 1ª vez que lá fui apanhei um susto danado? Há lá um brasão com o nome da minha família: é um apelido invulgar, somos muito poucos e todos da mesma família e eu nem desconfiava que era brasonada (retornada, emigrada, brasonada!). Agora já posso fazer de conta que sou chique!!! Beijinhos

Alien8 disse...

Mocho Falante,
Vou seguir o conselho. Bela descrição e belas fotos!
Um abraço.

Conversa Inútil de Roderick disse...

Há muito mais para ver.
Mas nem todos tem acesso a isso, infelizmente.
Nunca visitei, mas a minha mulher já teve esse privilégio.
De visitar a Quinta no seu todo.
É única em Portugal (a Quinta, claro).

Vespinha disse...

Mocho, estava tudo a correr tão bem... "o misticismo dos Templários, Maçons, Rosa-Cruz" até parecia uma coisa erudita..

Os quatro por entre a bruma na busca do santo grall...as pedras seculares que guardam segredos!!

Não deixa de ser curioso que foi precisamente na visita ao poço iniciático que se deu início ao descalabro.
O verniz partiu e qual passeio cultural qual quê! E partiu o verniz dos 4, não foi dos 3...ou queres que eu meta a boca no trombone e relate o que se passou dentro daquela gruta??
É que ficavamos ali, que nem uns passarinhos...esticadinhos!

Há minímos...

Bábas e amanhã se estiver bom tempo, temos invasão a Monserrate!

Cristina disse...

olha, estou há anos para lá ir e ainda não aconteceu. espero este verão conseguir!

entretanto, há alguma tendencia para as tuas/nossas queridas amigas, aproveitarem os comentarios para ameaçar contar a "verdadeira história"...tens alguma explicação para o facto??

beijocas, bom feriado.

Catarina disse...

caro Mocho,
Essa viagem sempre deve ter sido mais emocionante do que uma viagem que me prometeram fascinante às sombrias catacumbas de paris... e depois de quilometros infindos entre ossos e esqueletos, a minha claustrofobia a ameaçar assaltos, a asma a assanhar-se e eu a tentar parecer cleen e interessada pelos mistérios da vida e da morte... por entre sinistros corredores de ossos empilhados...
Sobrevivi; mas tenho a conta do psiquiatra para dividir com os amigos caso a segurança social a recuse e a certeza de que para a proxima sou eu quem escolhe o destino e serà certamente ao ar livre ou no minimo em edificios à superficie!
Não conheço Sintra, mas conheço a Quinta da Regaleira de documentarios e parece fascinante!

Bjtos

margarida disse...

também partilho dos mesmos gostos do mistico e do esotérico. Aconselho também caso não conheça o Convento dos Capuchos (Sintra) um lugar também espectacular e o caminho até lá chegar é sem dúvida uma beleza.

Sara MM disse...

Tb já fui!!! É um REGALO mesmo :o)


Qt à praia nesse dia.. estive lá 8 horas e esteve um dia FABULOSO!!!!! sem sol, mas com calor, banhocas de água quentinha e pouquissima gente !! :o)


bjss

Patrícia Santos disse...

Olá!
Adorei o Post, as fotos, o texto... sim senhor...
Mas já que estamos numa onda de misticismo porque não passas pelo meu blog...
Pode ser que interesse.
Bem hajas!!

Patrícia Santos disse...

Olá...
Foste muito rápido
Espero que me adiciones e voltes muitas vezes.
Se, mesmo sendo um menino, gostares de coisas mais sérias, podes conhecer o meu menino pequenino especial em http://o-sitio-do-alex.blogs.sapo.pt
Obg pela visita

Ana disse...

Oi Amigo,
A quinta da Regaleira ainda não conheço - mas já tenho o firme propósito de visitar.
Recomendada por ti, reforça-se o desejo de lá ir.
Abraço, mochito.

papoilasaltitante disse...

Uma amiga foi fazer essa visita e disse-me que a Regaleira era mesmo um regalo!!!!!
Mais uma nos meus planos!
Beijocas

Blog Widget by LinkWithin