Onde pára o discernimento?


Fernando Madureira o líder da claque dos super dragões lançou um livro, escrito claro está por outra mão, o jornalista Filipe Bastos, e com a chancela da editora Gaiense. Tem relatos onde se pode ler a descrição de tudo, raptos, assaltos, agressões, ódios e paixões… aqui ficam alguns trechos desta pérola:

BENFICA INIMIGO,PORTUGAL "AMIGO""O BENFICA é o nosso inimigo mortal. É ponto de honra derrota-los, dentro e fora das quatro linhas."

Benfica-F.C.P (1992) - "Depois da festa, foi o fim do mundo. Distribuímos pancada por tudo o que fosse vermelho.""Surgiu a ideia de criar os ultras Portugal com elementos dos super dragões e da claque do Sporting. A primeira viagem foi contra a Itália.(...) No caminho, o Borrego lançou um concurso que consistia em ver qual era a claque que mais roubava (...) Foi o caos em Andorra! Lojas e mais lojas cheias de maquinas de filmar, roupa, tabaco...Tudo à mão de semear. Ficamos em transe."

Guimaraes-F.C.P. (1994) - "Houve um policia que se armou em esperto e deu uma bastonada num gajo. Veio outro por trás, deu-lhe uma sarda, ele ficou lá esticado."


Braga-F.C.P.(1995) - "Pelo que se comentava, muito do pessoal tinha notas falsas para comprar os bilhetes e ainda trazer troco."

Juventos-F.C.P (2001) - "Abri o cortinado das hospedeiras e vi o Aleixo e o Caveira aos beijos e aos apalpanços (...) Os outros começaram a puxa-las, a dar-lhes surras no cu e a apalparem-nas...Depois, o co-piloto começou a falar comigo a explicar que tinham roubado a carteira ao comandante. Ele estava fodido e já queria aterrar o avião, antes do tempo! (...) Os cães sentiram o cheiro a ganza que os gajos fumaram durante o voo..."

Corunha-F.C.P(2003) - "Só os vi em cima dele a disputarem o telemovel, a camisola, as calças, o dinheiro. Quando me apercebi do que ele estava a dizer vi que era espanhol. Não queria acreditar que tinham raptado um puto de 17 anos. Os cabrões, como íamos de porta aberta, viram o chavalo e meteram-no para dentro do autocarro. Fiquei cego e enchi-os de porrada."Vocês, são doidos! Se queriam roubar, roubassem antes de entrar".

M.United-F.C.P. (2004) - "Nunca vi uma coisa daquelas no free shop. Até montras de ouro tinha. Foram dez minutos. Uma rapadela total."
Agora questiono-me eu... será que a justiça anda a dormir enquanto o senhor tem a distinta lata de escrever os seus próprios crimes e não se faz nada????? Ou será que não são crimes suficientes para se colocar a hipotese de o prender????


A Liberdade de Expressão existe, mas quando ela serve para se denunciar crimes há que actuar não????


NOTA: Este post não tem nada de sindrome clubistico até porque respeito imenso toda a gente, mas caramba há minimos!

33 comentários:

José Pires F. disse...

O problema é que não são só eles, acontece também com as claques organizadas do meu Sporting e com o Benfica, um a vergonha completa.

Já conhecia algumas das passagens que refere e conheço também outras, e isto no caso em questão e em particular o Sr. Madureira, concordo consigo. Como é possível que um gajo destes, que usa a claque para fazer negócio e se dá ao luxo de escrever estas barbaridades, nada lhe aconteça.

Enfim... é o país que temos.

Mocho Falante disse...

amigo piresf, como vê no meu relato este post nada tem a ver com clubismos porque na verdade é um mal geral das claques de futebol

abraços e obrigado pela visita

Parrot disse...

Mocho,

Não entendo como se publica um livro destes. Vivemos num país onde se valorizam estas coisas, uma valorização pela negativa e onde passam completamente impunes. Este fenómeno das claques é uma vergonha, e parecem que têm medo de por cobro a estas situações……enfim.

Abraço

PS - Esta música "transportou-me" a bons momentos.

Catarina disse...

Sempre detestei o futebol; por vezes sinto-me como aquelas velhas ranhosas que dizem: Mas que raios andam aquele monte de parvos a correr todos aos encontrões atras de uma bola?
Na realidade, compreendo o futebol como desporto mas exaspera-me que seja levado tanto a peito, que seja uma religião, que mova tantos odios e paixões, que tenha perdido o espirito desportivo hà muito, que seja tão perigoso assistir a certos jogos como atravessar Beirute à noite. E mais do que tudo é o meu pior rival... mas và la, antes isso que uma loura deslumbrante :)

wind disse...

Este e outros como ele são os "meninos" das claques e os skin heads. beijos

Cristina disse...

enfim...

Um beijinhu para ti
:)

Miguel disse...

Mocho,

O pior foi terem ediatdo o livro!
Que o gajo é parvo, é!

Mas pelos vistos, ainda há mais parvos do que ele!

Bjks da Matilde

Titá disse...

Editaram isto? Foi publicado? Estou chocada.
Tal como tu, tento respeitar tudo e todos, mas há coisas que vão para além da razão....
Mais um tema muito bem mencionado aqui.

Beijinho Mochinho

aDesenhar disse...

É o mundo do futebol e seus belos bastidores no seu melhor desempenho...

o autor do livro, o jornalista e a editora...um trio fantástico.

era interessante saber quais os reais motivos da publicação desta excelente obra literária!

:)

João C. Santos disse...

O nosso Portugal é mesmo o deserto verde da vergonha...


Boa noite....

Xixao disse...

Tá cheiiiiinho de razão!

Living Place disse...

Amigo, para te ser sincera só li algumas linha do teu post e fiquei logo revoltada..... como é possivel?
Olha, não tenho palavras e nem li tudo... imagino o resto do livro...

isabel mendes ferreira disse...

este post passou-me....que raio???


sou mesmo burra...e loura...já se vê...


beijo. :)

isabel mendes ferreira disse...

não, desdigo....voltei a ler co toda a atenção: continuo a ser loura mas já percebi...!

e subscrevo o comentário do Piresf
porquanto ele traduz exactamente o que penso....

e agora sim....vou.

bjo.

papoilasaltitante disse...

O pior é que são estes gajos que dão mau nome aos verdadeiros adeptos do futebol!
Eu gosto de futebol, sou do Benfica como sabes... mas sou exactamente da opinião do piresf... eu penso exactamente que independentemente do clube..as claques organizadas são o cancro do futebol!
Para além disso a publicação de um livro deste teor é uma vergonha!!!
Bjs

Abelhinha disse...

Vergonhoso.

Sem palavras

Beijocas

Isabel Magalhães disse...

Olá Mocho;

Há coisas neste país que me transcendem!

Mas isto não é uma confissão pública de uma catrefada de crimes?

E fica assim... muito contente a meter 'a la poche' os direitos de autor?

Como diria a Caracolinha: "Tu achas isto normal"? :)

Beijinhos.

th disse...

Eu de foots não QUERO entender nada...só para te avisar que desta não escapei e tens um desafio na Sebenta.
jinho, th

João Silva disse...

Ainda no antigo estádio de Leiria o Porto foi jogar contra a União de Leiria.
Ouve quem visse, os Super (OTÁRIOS) Dragões com uma ou duas máquinas Registadoras trazidas debaixo do braço (ou das bilheteiras ou dos bares do estádio, ñ me recordo), abriram-nas e dividiram o dinheiro entre eles á vista de todos a escassos metros do sítio de onde as "arrancaram"!

João Silva disse...

...já agora, parabéns pelo blog! Gostei, e vou voltar.

Fica o convite para uma visita ao meu: http://agarrem-nossenaoeumato-me.blogspot.com/
Abraço!

Alxarife disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alxarife disse...

A razão porque vos choca verdadeiramente é que o futebol une no mesmo espaço fatias da sociedade que, habitualmente não frequentam, os mesmos espaços. É óbvio que não vai encontrar o sr. madureira no teatro como nenhum dos srs frequenta a cova da moura às sextas feiras à noite.
Eu acho que o livro é um documento muito interessante e que as pessoas que têm aquele tipo de comportamento nas claques não o têm apenas ao fim de semana com a camisola do seu clube vestida. Quanto à impunidade isso é costume no nosso país. Quando há muito dinheiro envolvido já se sabe como é que é.

Sara MM disse...

DEVIA haver limites... mas não há :o(

Sérgio Martins disse...

E ninguém prende esses tipos?????

Kalinka disse...

Passei para deixar um beijinho, pois o tema não é para grandes comentários, pelo menos da minha parte.
No entanto, Parabéns pelo assunto escolhido, e pelo facto de o trazeres ao conhecimento de muitas pessoas que nem imaginavam.
Bom fim de semana.
Beijokas.

Caracolinha disse...

Oh filho ... mas tás è espera de quê heim ???? se até a Margarida rebelo Pinto e a Maria João Lopo de carvalho escrevem livros ????

O rapaz, que de resto tem, como quase todos os membros das claques organizadas de todos os clubes, um CV tão recheado também teria com certeza direito a dizer o que lhe vai na alma ...

E tão bonitos os trechos que connosco partilhas ... emocionantes até ... e pensar que, quem sabe, não estará aqui em embrião, um segundo prémio Nobel ...

Sim senhora .... tá aqui um livro que é uma "catagoria" !!!!

Bábas pá ... é que nem sei mais o que dizer ... a não ser dar os sinceros parabéns à editora que publicou a obra ... não sei como me poideria estar a falhar esta parte tão importante !!!!

CS disse...

Estás certo!
Mas... até o Jorge Coroado, pá?
Se não os podes vencer...

Meia Lua disse...

Falta muito bom senso Mocho e também muita educaçao de base e de berço... triste. beijinho de bom domingo para ti :*

Anónimo disse...

Devia ir de cana...

Madeira Inside disse...

Ao ler este post continuo ainada mais a desprezar o futebol porque, enquanto andam uns aí a ganhar milhões, andam outros a preocupar-se com isso....fico fora de mim!!!
Quero que o futebol vá mazé......

Beijinhos

Paulo Figueiredo disse...

a polícia deve estar á espera que esses crimes prescrevam!!

[A] disse...

se não tivesse visto já esse man na televisão e apreciado o estilo acharia isso impossível!!!!cada vez há menos vergonha na cara... e pior há gente que acha que esses gajos é k são o máximo!!!
é verdadeiramente nojento...verdadeiramente imoral...eu pergunto é o k hei-de ensinar ao meu filho...a ser correcto e tornar-se um totó? ou ser um sacana e ser o maior da Cantareira???
e não há que agradecer a visita! vim porque gostei do nome, comentei porque gostei do blog!!!
bjs

Cacusso disse...

"A Liberdade de Expressão existe, mas quando ela serve para se denunciar crimes há que actuar não????"

Inteiramente de acordo, seja onde fôr, dôa a quem doer!
Asituação é obviamente insustentável e escandalosa!

Com a devida vénia e menção á origem, permito-me copiar para publicação no meu blog.

Blog Widget by LinkWithin