India - Diário de Bordo VII


A manhã entregou-se aos braços do rio e a tarde era quem governava agora o dia. O Sol batia nas paredes vermelhas do fantástico Forte de Agra, também conhecido por Lal Qila ou forte vermelho de Agra.



Mais um edifício apadrinhado pela UNESCO, aliás a Índia está cheia deles e com todo o mérito. O Forte de Agra, na verdade é mais um belo palácio que outra coisa, das suas janelas consegue-se deslumbrar o magnifico Taj Mahal, e foi das suas janelas que o famoso Sultão Akbar assistiu aos últimos 8 anos de construção do túmulo da sua saudosa esposa. O seu filho Aurangzeb, manda prender o pai no forte de Agra, mas meus amigos, era uma prisão digna de ter insígnias de 6 estrelas.



O Forte de Agra prima pelo bom gosto, variando entre o vermelho e o imaculado branco do famoso mármore de Agra.


Basicamente falamos de um dos mais importantes fortes da Índia que foi residência dos ingleses durante o período de colonização, aliás, foi também igualmente saqueado pelos Ingleses, as jóias de maior importância desapareceram misteriosamente após a retirada dos súbditos de sua Majestade.


Rodeado por uma ribeira mal cheirosa, o forte tem como habitantes habituais os macacos que pulam de muro em muro e descaradamente provocam os visitantes que doidamente tentam captar uma boa foto destes irrequietos e descarados animais.



À medida que vamos entrando pelo forte, vamo-nos deliciando pelo jogo de cores e trabalho artístico das suas paredes, janelas, varandas com vista sobre o mais exótico, e imaginamos, imaginamos logo um palácio cheio de vida, cor e cheiros de flores e incensos, pois certamente nos tempos de Akbar a ribeira mal cheirosa não existiria. É o verdadeiro império dos sentidos este forte de Agra.


Foi mandado construir em 1565, e foi sendo ampliado ao longo dos tempos, crescendo assim em vários edifícios, cada um mais deslumbrante que o outro, e nem a minha indisposição conseguiu estragar o que os meus olhos viam…um palácio de encantar, onde a mistura da arte muçulmana e hindu dão um toque muito especial ao Forte.

Blog Widget by LinkWithin